Rendimentos por Página da LaserJet

Para todas as impressoras LaserJet e produtos multifuncionais vendidos, a HP publica dados relativos ao rendimento por página para a função de impressora destes dispositivos. Para saber mais sobre o rendimento por página da impressora Laser Jet, consulte www.hp.com/go/pageyield.

Os dados do rendimento por página deverão ser utilizados apenas como referência inicial no âmbito da comparação e não para prever o rendimento real que conseguirá obter com a sua impressora e cartucho HP. Da mesma forma, o rendimento declarado não deve ser entendido como o número mínimo de páginas que o cartucho vai imprimir. Em vez disso, os dados de rendimento por página servem para calcular uma estimativa do rendimento médio de um determinado cartucho quando é medido através da metodologia de teste ISO em relação à um sistema de impressora especificado. Os cartuchos individuais podem apresentar um desempenho acima e abaixo desta média, devido a variações no processo de fabricação do cartucho. Além disso, o rendimento efetivo varia consideravelmente com base em fatores como o conteúdo das páginas impressas, o tamanho comum do trabalho de impressão, as condições ambientais durante o funcionamento e a quantidade de impressão a cores relativa à impressão em monocromático. Para obter mais informações, consulte Como é utilizada a funcionalidade laser.

Nos últimos anos, os dados de rendimento da impressora LaserJet e produtos multifuncionais são calculados a partir das metodologias de teste ISO normalizadas.A norma ISO/IEC específica utilizada depende tratando-se de um dispositivo destinado a impressões em monocromático ou a cores. A norma ISO fornece diferentes metodologias para testar os rendimentos de impressoras destinadas a impressão a cores e em monocromático.Anteriormente à introdução às metodologias de rendimento ISO/IEC, a HP detinha a sua própria metodologia de teste de rendimentos, com preenchimento de 5% que utilizava uma metodologia em muitas formas semelhante à metodologia de rendimento ISO.

Algumas impressoras HP incluem um "cartucho de introdução" na caixa da impressora, o qual poderá imprimir menos do que os cartuchos HP de substituição. A embalagem da impressora HP indica se os cartuchos de introdução estão incluídos com a impressora.

O rendimento declarado da impressora monocromática HP é calculado a partir da metodologia de teste ISO/IEC 19752

De acordo com as diretrizes ISO/IEC 19752, uma página padrão é impressa continuamente até o cartucho atingir o fim de vida útil. Ao lado, é apresentado um exemplo da página padrão. A página de teste efetiva pode ser encontrada em www.iso.org/jtc1/sc28.

A metodologia ISO/IEC 19752 tem sido utilizada pela HP para testar os rendimentos da impressora monocromática desde a sua introdução em 2004. Um número reduzido de cartuchos de toner da HP, ainda disponíveis no mercado, fornecem o rendimento por página com base na metodologia da HP de 5% de preenchimento. Para obter mais informações sobre o rendimento por página declarado de cartuchos vendidos para utilização com impressoras monocromáticas HP específicas, consulte www.hp.com/go/pageyield.

Um exemplo da página padrão

Um exemplo da página padrão

O rendimento declarado da impressora a cores HP é determinado a partir da metodologia de teste ISO/IEC 19798

De acordo com as diretrizes de teste ISO/IEC 19798, pode ser continuamente impresso um conjunto de 5 páginas padrão até o cartucho atingir o fim de vida útil. As cinco páginas padrão apresentadas abaixo são constituídas por uma mistura de texto e gráficos e uma mistura de preto e de cor. A HP adotou estes padrões para impressoras a cores introduzidas após a publicação da norma no final de 2006. Os produtos produzidos anteriormente ao referido ano continuam a utilizar o método de teste de rendimento proprietário da HP.

O rendimento efetivo que um utilizador obtém varia dependendo do conteúdo da página impresso. Os documentos mais “densos”, como os documentos de texto abaixo, podem produzir menos páginas do que a norma ISO, enquanto que páginas menos densas, como o gráfico da organização abaixo, produzem mais páginas do que a norma. O rendimento depende de vários fatores, incluindo o conteúdo impresso e a forma como imprime.

As 5 páginas padrão em conformidade com a ISO

As 5 páginas padrão em conformidade com a ISO

Texto de alta densidade

Texto de alta densidade

Tabela Org.

Tabela Org.

Utilização elevada de ciano

Utilização elevada de ciano

plus minus
Metodologia de teste do rendimento por página de acordo com as normas ISO

A HP publica dados de rendimento por página com base na norma ISO para medir os rendimentos dos cartuchos de impressoras a laser (ISO/IEC 19752 e 19798):

  • O teste baseia-se num conjunto de 5 páginas padrão (cor) ou numa única página (monocromática) impressas consecutivamente até o cartucho atingir o fim de vida útil. Um cartucho atinge o fim de vida útil quando as páginas de teste ficam desbotadas ou, no caso de algumas impressoras, quando a impressora para automaticamente devido à detecção do fim de vida útil.
  • Para ter em conta as variações que poderão ocorrer, são testados no mínimo 3 cartuchos para cada tipo de tinteiro em cada uma das 3 impressoras.

Os detalhes sobre as normas de impressão ISO/IEC encontram-se disponíveis em www.iso.org.

O que é ISO?

ISO (Organização Internacional de Normalização) é o maior agente de desenvolvimento e de publicação de Normas Internacionais a nível mundial.

A ISO é uma rede de institutos de normas nacionais de 157 países, um membro por país, com Secretariado Central em Genebra (Suíça), que coordena o sistema.

A ISO é uma organização não governamental que estabelece a ligação entre o público e os setores privados. Por um lado, muitos dos seus institutos membros fazem parte da estrutura governamental dos respectivos países, ou detêm um mandato atribuído pelo respectivo governo. Por outro lado, os outros membros têm as suas raízes exclusivamente no sector privado, tendo sido estabelecidas por parcerias nacionais de associações da indústria.

Assim, a ISO permite alcançar o consenso relativamente a soluções que vão de encontro aos requisitos empresariais e às necessidades gerais da sociedade. Para obter mais informações sobre a ISO, consulte www.iso.org.

Como a HP apresenta os dados de rendimento por página

A HP publica os valores de rendimento declarado por página, de acordo com as normas ISO, para cada cartucho LaserJet (onde as normas ISO são aplicáveis) www.hp.com/go/pageyield.

O que é o rendimento individual por oposição ao rendimento composto para tinteiros a cores?

Um rendimento individual para um determinado cartucho a cores corresponde ao rendimento por página calculado individualmente de um dado tinteiro a cores conforme demonstrado com a metodologia de teste ISO, com base num mínimo de 9 cartuchos testados até atingirem o fim de vida útil.

Um rendimento composto, tal como o nome indica, é uma média ponderada dos rendimentos individuais (conforme demonstrado com a metodologia de teste ISO) dos tinteiros com as cores ciano, amarelo e magenta.

Por exemplo, se a metodologia de teste ISO indicar que os rendimentos individuais de um determinado conjunto de tinteiros são 480 para ciano, 500 para magenta e 520 para amarelo, o rendimento composto corresponderá a 499. O valor do rendimento composto ajuda a simplificar o relatório de rendimentos.

A HP publica um rendimento por página composto de 3 cores para os cartuchos da impressora LaserJet. O rendimento composto é baseado na metodologia de relatórios ISO 19758 para impressoras a cores, que proporciona um único rendimento de relatório médio para os cartuchos Ciano, Magenta e Amarelo. O preto é reportado em separado como rendimento individual.

Cartucho preto: 16500 páginas / Tinteiros a cores: 21000 páginas

Exemplo de rendimentos CMY

Exemplo de rendimentos CMYK complexos que poderão utilizar mais do que um cartucho a cores ao imprimir texto e gráficos. Consulte Como é utilizada a funcionalidade laser para obter mais informações.

Recomendação da HP

Os utilizadores devem ter em conta que o rendimento por páginas é apenas uma das partes do custo de impressão total, e que fatores como a qualidade, confiabilidade, produtividade e eficiência também influenciam esse custo. Produtos que funcionem de forma confiável permitem, em última análise, economizar tempo e dinheiro. Ao escolher uma impressora LaserJet, avalie corretamente as suas necessidades individuais de impressão.